Um lugar de múltiplos saberes
Atendimento, formação e produção são os três pilares que compõem o Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará. Tudo baseado nos conceitos de inclusão e acessibilidade
É no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece) que existe um dos trabalhos mais relevantes para famílias de crianças com deficiência e profissionais da rede pública de ensino. Localizado no Bairro de Fátima, o local é amparado em três pilares: atendimento, formação e produção.
Conforme explica Caroline Lima Gomes, assistente social, os professores têm acesso a cursos de libras, braile e outras competências que facilitam a relação em sala de aula. Além disso, diversos materiais pedagógicos são produzidos baseados nos conceitos de inclusão e acessibilidade. Em outra ponta, as famílias têm acesso a atendimento especializado e apoio de profissionais.
“Nós temos uma demanda gigantesca por esse tipo de atendimento especializado. O número de crianças com deficiência aumentou consideravelmente, e o único centro que faz todos os atendimentos em um lugar é o nosso. Temos os Núcleos de Atendimento Pedagógico Especializado, os Napes, que têm um formato parecido, mas com equipe reduzida. Aqui temos um número muito maior de profissionais”, explica.
E para o Creaece vão pais e mães de diferentes origens. Alguns encaminhados por escolas e médicos, outros que descobrem o centro por meio da internet. O perfil também é diversificado. Há famílias de várias camadas sociais. Todas, explica Carolina, com urgências e questões sobre o cuidar de uma criança com deficiência. “Como lidar com essa a nova realidade? O que fazer? Muitas famílias já vêm com pesquisas da internet e têm facilidade de se informar. Outras, não. Então, a gente já faz esse serviço de orientação. Como lidar com uma criança com deficiência em relação alimentação, regras, superproteção”, explica a assistente social.
Serviço
Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece)
Onde: rua Graciliano Ramos, 52 – Bairro de Fátima.
Outras informações pelos números: (85) 3101 2070 / 3101 7011/ 3101 7826 / 3101 2167